Tratamento de Reclamações
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Vários escopos de certificação do Inmetro estabelecem que as empresas tenham uma sistemática formal de Tratamento de Reclamações de clientes.
Existe uma portaria específica que também determina o Tratamento de Reclamações de Clientes, a portaria Inmetro n.º 200, de 29 de abril de 2021. Esta portaria define os Requisitos Gerais para Certificação de Produtos – RGCP.
Este treinamento sobre Tratamento de Reclamações é direcionado a fabricantes e importadores que necessitam atender a essa portaria, sendo também indicado para aqueles que lidam com eventuais reclamações de clientes e/ou consumidores, seja na linha de frente no contato direto com o reclamante (o famoso SAC), na análise e no encaminhamento de solução, ou na elaboração de procedimentos internos para o atendimento ao requisito.
Iniciando pela apresentação dos principais tópicos da Lei 8.078/1990, mais conhecida como o Código de Defesa do Consumidor (CDC), de maneira a demonstrar os direitos e obrigações tanto de consumidores como de fornecedores, focando no fornecimento de produtos, passando pela Lei nº 9.033/1999 que aborda a questão de penalidades impostas pelo Inmetro aos infratores e terminando com a discussão sob a importância do relacionamento interpessoal, seja no trabalho ou em nossa vida pessoal.
O curso conta com exemplos reais e do dia a dia, sendo ministrado de maneira a tratar o assunto de maneira leve e didática, visando formar profissionais aptos a criar e/ou gerenciar a Sistemática de Tratamento de Reclamações de suas empresas e conscientes de sua importância no processo de construção de relações mais transparentes entre fornecedores e consumidores.